Terapias Cognitivo Comportamentais

 

saude mental letras.png

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de tratamento psicológico que demonstrou ser eficaz para uma variedade de problemas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, problemas com o uso de álcool e drogas, problemas conjugais, transtornos alimentares e doenças mentais graves. Numerosos estudos de pesquisa sugerem que a TCC leva a uma melhora significativa no funcionamento e na qualidade de vida. Em muitos estudos, a TCC demonstrou ser tão ou mais eficaz do que outras formas de terapia psicológica ou medicamentos psiquiátricos.

 

É importante enfatizar que os avanços na TCC foram feitos com base na pesquisa e na prática clínica. Na verdade, a TCC é uma abordagem para a qual há ampla evidência científica de que os métodos desenvolvidos realmente produzem mudanças. Dessa forma, a TCC difere de muitas outras formas de tratamento psicológico.

 

A TCC é baseada em vários princípios básicos, incluindo:

 

Os problemas psicológicos são baseados, em parte, em maneiras de pensar defeituosas ou inúteis. Os problemas psicológicos são baseados, em parte, em padrões aprendidos de comportamento inútil. Pessoas que sofrem de problemas psicológicos podem aprender melhores maneiras de lidar com eles, aliviando assim seus sintomas e tornando-se mais eficazes em suas vidas.
O tratamento de TCC geralmente envolve esforços para mudar os padrões de pensamento. Essas estratégias podem incluir:

 

Aprender a reconhecer as próprias distorções de pensamento que estão criando problemas e, em seguida, reavaliá-las à luz da realidade. Obter uma melhor compreensão do comportamento e da motivação dos outros. Usar habilidades de resolução de problemas para lidar com situações difíceis. senso de confiança nas próprias habilidades.


O tratamento com TCC geralmente também envolve esforços para mudar os padrões de comportamento. Essas estratégias podem incluir:

 

Enfrentar os próprios medos em vez de evitá-los. Usar a representação de papéis para se preparar para interações potencialmente problemáticas com os outros. Aprender a acalmar a mente e relaxar o corpo.


Nem toda TCC usará todas essas estratégias. Em vez disso, o psicólogo e o paciente / cliente trabalham juntos, de forma colaborativa, para desenvolver uma compreensão do problema e desenvolver uma estratégia de tratamento.

 

A TCC coloca ênfase em ajudar os indivíduos a aprenderem a ser seus próprios terapeutas. Por meio de exercícios na sessão, bem como de exercícios de “lição de casa” fora das sessões, os pacientes / clientes são ajudados a desenvolver habilidades de enfrentamento, por meio das quais podem aprender a mudar seu próprio pensamento, emoções problemáticas e comportamento.

 

Os terapeutas de TCC enfatizam o que está acontecendo na vida atual da pessoa, ao invés do que levou às suas dificuldades. Uma certa quantidade de informações sobre a história de uma pessoa é necessária, mas o foco é principalmente avançar no tempo para desenvolver maneiras mais eficazes de lidar com a vida.

 

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma terapia que pode ajudá-lo a gerenciar seus problemas, mudando a maneira como você pensa e se comporta.

Comumente usado para tratar ansiedade e depressão, mas pode ser útil para outros problemas de saúde física e mental.

 

Como funciona a TCC


A TCC é baseada no conceito de que seus pensamentos, sentimentos, sensações físicas e ações estão interconectados e que pensamentos e sentimentos negativos podem prendê-lo em um ciclo vicioso.

 

 Visa ajudá-lo a lidar com problemas esmagadores de uma forma mais positiva, dividindo-os em partes menores.

 

É mostrado como mudar esses padrões negativos para melhorar a maneira como você se sente.

 

Ao contrário de alguns outros tratamentos de fala, a TCC lida com seus problemas atuais, em vez de se concentrar em questões do passado.

Ele procura maneiras práticas de melhorar seu estado de espírito diariamente.

 

Usos para a TCC


A TCC tem se mostrado uma forma eficaz de tratar uma série de diferentes condições de saúde mental.

 

Além de depressão ou transtornos de ansiedade, a TCC também pode ajudar as pessoas com:

  • transtorno bipolar

  • transtorno de personalidade limítrofe

  • transtornos alimentares - como anorexia e bulimia

  • transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

  • síndrome do pânico

  • fobias

  • transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)

  • psicose

  • esquizofrenia

  • problemas de sono - como insônia

  • problemas relacionados ao uso indevido de álcool

  • A TCC às vezes também é usada para tratar pessoas com problemas de saúde de longo prazo, como:

  • síndrome do intestino irritável (IBS)

  • síndrome de fadiga crônica (SFC)

  • fibromialgia


Embora a TCC não possa curar os sintomas físicos dessas doenças, ela pode ajudar as pessoas a lidar melhor com seus sintomas.

 

 

"Não seja um prisioneiro do seu passado. Foi tudo uma lição e não uma sentença de morte."